Apegando-se à fé, mesmo quando a vida parece estar “desmoronando”

Apegando-se à fé, mesmo quando a vida parece estar “desmoronando”

Esta é a minha história - uma história de fé

7 minutos ·

Tudo bem, então esta é a minha história - uma história de fé. Uma história na qual uma vez falei com fé sobre como minha vida seria. E uma história que acabou exatamente como eu disse que seria.

Um testemunho de fé

Eu estava em um momento decisivo em minha vida. Desde que me lembro, sempre tive um grande amor por Deus, mas sentia que sempre falhava em quase todos os aspectos da minha vida cristã. Então, quando fiz 18 anos, tive a oportunidade de me mudar para longe de casa. Eu experimentei um ótimo ano em uma comunidade com muitos outros crentes e pessoas que amam a Deus de todo o coração. Isso deixou uma forte impressão em mim e, com o passar do tempo, fui profundamente afetado pelas vidas que os vi viver e sabia que queria o mesmo - uma vida em paz e descanso e cheia de alegria em todas as circunstâncias da vida.

Então, um dia na igreja, ouvimos sobre os pensamentos de Deus em relação a nós. (Jeremias 29:11) Fomos encorajados a falar com fé - profeticamente - sobre como seria em nossa vida de agora em diante. (Ezequiel 37: 1-14) Eu estava tremendo, minhas mãos estavam suadas e tive medo de subir e testemunhar. Mas, no fundo de mim, algo realmente poderoso estava me dizendo que não testemunhar seria o mesmo que não acreditar - e como as coisas seriam então? Então, tremendo, subi para testemunhar e disse com fé: “Não importa o que aconteça no meu caminho, sempre colocarei minha confiança em Deus. Ele vai transformar minha vida e não importa o que aconteça, ficarei na igreja do Deus vivo. ”

Essas foram palavras fortes, mas foram palavras dadas por Deus naquele momento, então eu tive fé que eram verdadeiras.

Uma fé provada

Não muito depois disso, tive que me mudar para outra cidade. Não demorou muito para que provações muito difíceis aparecessem. A depressão me atingiu com muita força. Passei meses e meses com muito pouca interação social e, além disso, minha situação familiar ficou extremamente difícil. Tive que passar por muitas experiências que me causaram muita dor.

Com o passar dos dias, as coisas não pareciam melhorar e cheguei ao fundo do poço. Mas foi lá quando “minha boca foi posta no pó” que encontrei um resquício de esperança. (Lamentações 3:29.) No meio de tudo isso, escolhi acreditar. Não me sentia bem, mas amava tanto a Deus que realmente acreditava Nele e que "todas as coisas estavam contribuindo para o meu bem." (Romanos 8:28.) Portanto, apesar do fato de me sentir péssimo em relação à minha situação, tomei a decisão consciente de escolher a fé e a esperança, mesmo quando parecia que não havia nenhuma. (Romanos 4:18.)

Algum tempo depois, um amigo descobriu minha situação e estendeu a mão para me ajudar. Em uma das reuniões cristãs a que fomos, ouvi algo que me atingiu. Eles falaram sobre o espírito de profecia e como ele é poderoso. Em seguida, eles nos convidaram a testificar nesse espírito. Naquele momento, lembrei-me do que uma vez testemunhei. Eu sabia que tinha que subir e falar novamente, pois percebi que até aquele momento, Deus vinha cumprindo o que eu profetizava! Eu realmente acreditava que todas as coisas que eu estava passando eram parte do plano de Deus para me transformar.

Mais e mais ele estava me mostrando que minhas situações externas não importavam, contanto que eu levasse as coisas da maneira certa. Que eram meus próprios pensamentos de como a vida deveria ser que eu precisava vencer, confiando em Deus que seu caminho para a minha vida é perfeito. Depois aprendi a agradecer por tudo, a orar sem cessar, sem reclamações e sem desejar ou querer situações exteriores melhores, imaginando que isso me faria feliz. E quando confio em sua palavra, recebo a vida que um dia ansiava. Uma vida de alegria e descanso interior - a vida de Cristo. Essa foi a transformação que ele estava fazendo. Então me levantei e falei novamente com espírito de fé.

“E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri; por isso, falei. Nós cremos também; por isso, também falamos.”  2 Coríntios 4:13.

Uma fé viva

Descobri que fé não significa que tenho que me sentir bem. A fé é simplesmente uma decisão que tomo quando sou tentado - é acreditar na palavra de Deus e não em minhas próprias habilidades, sentimentos e raciocínio. É uma ação. Aquele que me leva ao descanso e à paz. Não tem nada a ver com bons sentimentos. Muitas vezes eu estava com dor e minha alma estava perturbada. (Salmo 6: 3; João 12:27.) Eu estava desanimado e tinha que confiar apenas na ajuda de Deus. Por muitos dias e noites eu não conseguia nem dormir. Mas nunca parei de acreditar. Fui fortemente tentado a duvidar, mas não cedi. Quando, por exemplo, fui tentado a pensamentos de inveja, desespero ou reclamação, clamei a Deus e ele me deu poder para levar esses pensamentos cativos e não deixar eles decidem meu futuro.

A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17. Quando comecei a aceitar a palavra de Deus exatamente como está escrita, percebi que também podia falar com fé para mim mesmo quando estava sozinho. Não preciso ter um pregador comigo o dia todo para ouvir a palavra de Deus. Eu tenho sua palavra na Bíblia. Para que eu possa falar a palavra dele em voz alta repetidas vezes, para que a fé entre em meu coração.

Minha batalha contra o desespero, depressão, desânimo, inveja, autopiedade, falta de esperança, etc. não parou desde que testemunhei pela primeira vez. Mas descobri que, se pensar nas coisas do alto, nada neste mundo pode abalar minha fé.

Podemos vencer todas as coisas por meio de Jesus e pela palavra do nosso testemunho. (Apocalipse 12:11.) É verdade; Esta tem sido a minha experiência. E de agora em diante, também quero falar de fé para mim mesmo em outras áreas da minha vida. Em primeiro lugar, quando estou sozinho, mas também quando outras pessoas estão ao meu redor.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.